A importância das competências socioemocionais na educação básica

Publicado por: Glícia Favacho

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Olhar para o aluno de forma integral, para além do conteúdo, respeitando suas vivências e experiências. Esse foi o note apresentado pelo DNIT, através do Programa de Educação Ambiental da BR-230/422/PA, para os professores das Escolas estaduais de Tucuruí. O seminário: “Competências socioemocionais na educação básica, como trabalhar?” é uma das propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que visa ressaltar o papel fundamental dos professores no desenvolvimento social e cognitivo dos alunos. No seminário tratou-se de definições, objetivos, questionamentos frequentes e experiências a respeito do tema. Vale ressaltar que o desenvolvimento da educação socioemocional atinge todas as áreas da vida, inclusive o rendimento escolar, pois a partir do momento em que os estudantes entendem melhor as suas emoções, desenvolvem habilidades e competências sociais de maneira geral.
Para associar essa temática ao dia a dia dos docentes, realizou-se a dinâmica “Criando habilidades socioemocionais – Você tem uma caneta?” com intenção de exemplificar na prática as ações que estimulem o lado social e emocional da turma. Foi explanado alguns pontos importantes como por exemplo, respeito ao próximo, empatia, aprender a lidar com as frustações, emoções no geral, oportunizando a vivência social, se conhecer sobre pressão, limites, identificando sua individualidade e a coletividade. Esta intervenção educativa se faz necessária para construção de competências e habilidades estimulando a educação inovadora por meio do socioemocional. De acordo com PBA essas ações estão inseridas na educação não-formal que consiste no exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem para atingir objetivos em comum, ocorrendo em ambientes interativos construídos coletivamente.